quarta-feira, 18 de junho de 2014

TEORIA SOBRE O FIO DE CABELO

Os Pêlos são estruturas filiformes constituídas por células queratinizadas produzidas por folículos pilosos.

Composição:

O cabelo tem em sua composição aproximadamente 85% de uma proteina chamada queratina, uma proteina que constitui outras partes do corpo dos animais como, Unhas, Bicos das aves, Chifres, Pêlo, Cascos e espinhos. A queratina contém em sua composição aminoácidos (cistina, tirosina, arginina,e citrulina) que atuam na estrutura capilar e retém a umidade. Dai a sua importância, pois a exposição dos fios ás agressões quimicas ou naturais tais como (sol, cloro, água do mar e poeira) pode resultar na perda de aminoácidos. A pouca quantidade de aminoácidos dificulta a fixação dos pigmentos da coloração, anula o efeito de relaxamentos e permanentes e tira o brilho e a cor dos cabelos, provocando ainda pontas duplas, devido ao ressecamento progressivo. 

Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" proteico. Estas proteinas interagem fortemente entre si, por várias maneiras, resultando na forma caracteristica de cada cabelo. Liso, enrolado, Ondulado, etc...




Cor:

A cor dos cabelos tem função puramente decorativa e varia entre os matizes negro, castanho, louro, ruivo, grisalho e branco. Ela depende da quantidade e da qualidade dos grânulos de um pigmento chamado melanina que estão presentes no córtex dos fios.






                                                               MORFOLOGIA DO FOLÍCULO PILOSO:









Estima se que haja “cinco milhões de folículo piloso espalhados no corpo de um adulto” com um milhão na cabeça, dos quais “cem mil cobrem o couro cabeludo”. Nos humanos somente a palma das mãos, e planta dos pés, são desprovidas de foliculo piloso.








                                                                     AS CARACTERISTICA DO CABELO: 








O fio de cabelo é uma estrutura fina que cresce em média 1,5 cm ao mês. Ele é constituido principalmente de uma proteina denominada queratina. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glândulas sebáceas. Estas são as responsáveis pela lubrificação dos fios, funcionam como uma capa protetora,  além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. A haste é a parte visivel.














FASES DO CABELO:

O ciclo biológico do cabelo é dividido em três fases. Anágena (Crescimento) Catágena (Repouso) e Telógena (Queda)


ANÁGENA: 

Fase de crescimento ativo do cabelo e pode durar por vários meses e até vários anos. A média é de três anos. O comprimento do cabelo de cada pessoa é determinado por essa fase, ou seja, se for mais longa em uma determinada pessoa, ela poderá ter cabelos mais compridos que outra cuja fase é mais curta.

CATAGENA:

Fase de transição. O periodo é relativamente curto, durando de 2 a 4 semanas e é quando ocorre uma interrupção do crescimento dos fios.


TELÓGENA


Fase da queda. Esta fase dura de 3 a 6 meses e durante este periodo ocorre o desprendimento dos fios do couro cabeludo. Eles podem facilmente ser arrancados apenas penteando ou lavando os cabelos. Terminada essa fase, um cabelo novo cresce da mesma raiz reiniciando o ciclo.


Nosso cabelo é composto normalmente por 80 a 90% de fios na fase anágena, e 10 a 15% na fase telógena e menos de 1% na fase catágena.


Densidade capilar:

 é o número de unidades foliculares por centímetro quadrado encontrados no couro cabeludo.
A densidade capilar varia muito de pessoa para pessoa. A média da população é de 60 a 80 unidades foliculares por centímetro quadrado, podendo variar de 50 a 100  em casos raros com extrema densidade capilar. Este fator influencia muito no resultado final.


 O QUE É CASPA E COMO SE LIVRAR DELA:


A nossa pele, embora não percebamos, está em renovação constante, como se fosse uma esfoliação natural. O mesmo acontece com a camada externa de pele que envolve nosso couro cabeludo, ela também está em renovação constante.
O couro cabeludo, assim como outras áreas do corpo, também passa por esse processo de esfoliação/descamação natural, e a caspa surge nesse momento, pois esse processo se torna visível nos fios. A pele que vai “descolando” acaba se fixando nos fios do cabelo e surgem os pontinhos brancos constrangedores.
A caspa pode aparecer em homens e mulheres e, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença contagiosa, embora precise ser tratada.
A caspa surge quando há uma aceleração no processo de descamação/esfoliação, há períodos de melhoras e há períodos de pioras, não possui uma causa estabelecida e pode ocasionar calvície, em homens e mulheres.
Esses são alguns fatores que podem desencadear a caspa:
  • Frio: nos tempos frios as nossas glândulas sebáceas produzem cada vez mais gorduras/oleosidade atingindo também o couro cabeludo;
  • Transpiração Excessiva;
  • Higiene: quando detectada a caspa, os fios devem ser lavados periodicamente para que não haja acúmulo de gordura no couro cabeludo, o que facilita a produção e permanência da caspa.
  • Estados de tensão/stress;
  • Bebidas alcoolicas: o álcool em excesso causa o desequilíbrio das glândulas sebáceas;
  • Produtos químicos ou processos químicos aplicados no cabelo;
  • Alimentação inadequada;
  • Banhos muito quentes: as altas temperaturas ativam a produção das glândulas sebáceas.
  • Alta exposição ao calor, dentre outros.
Ou seja, esses fatores contribuem para um trabalho excessivo e exagerado das células que começam a trabalhar com mais intensidade e a pele começa a se acumular no couro cabeludo e nos fios.
Couro cabeludo seco: no couro cabeludo seco a caspa é composta por pontinhos brancos que ficam presos nos fios ou evidentes nas roupas escuras.
Couro cabeludo oleoso: no couro cabeludo oleoso a caspa aparece em forma de pequenas placas de pele que, normalmente, ficam grudadas na cabeça.
Hoje em dia são muitos os tratamentos que previnem e controlam a caspa, embora, como dissemos, há momentos de piora e melhora, uma boa dica é a massagem capilar. Quanto mais ativarmos a circulação, mais contribuiremos para o bom funcionamento das nossas glândulas sebáceas e células.
A caspa pode ser chamada de seborreia e se tornar uma doença que trará muito incômodo, antes que isso aconteça procure seu dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.