quarta-feira, 25 de junho de 2014

Anatomia do Fio do cabelo

Anatomia do Fio do cabelo

Micrografia das partes do fio de cabelo.

Cuticula

A cutícula é o revestimento externo da fibra capilar. As células que as formam, chama se “escamas” e são extremamente pequenas e incolores. Elas são unidas por um cimento intercelular rico em lipídios. Sobrepondo-se umas as outras como telhas, formando camadas para a ponta do cabelo, elas exercem um papel principal que é o de proteger o córtex. A cutícula é a parte do cabelo sujeita aos ataques diários e as propriedades cosméticas dos produtos para cabelo dependem do seu estado.

Cortex

O cortex é o corpo real da fibra capilar, representando 90% de seu peso total, ele é formado por células corticais, ele é formado por células preenchidas por queratina e é esta organização que da a fibra suas propriedades marcantes.
Ao longo da maturação do cabelo, estas células corticais se tornam alongadas e chegam a atingir cerca de 100 micrômetros.
Arranjadas ao longo do fio de cabelo, elas são mantidas por uma substância intercelular. Composta por queratina flexível, rica em lipídios. E é também no córtex que os grãos de melanina que dão cor ao cabelo são encontradas.
A sua única forma de proteção é uma camada de sebo e a cutícula. É no córtex que ocorre as transformações do cabelo, através da formulação ou quebra das ligações químicas da sequencia de aminoácidos.

Medula

A medula, ou canal medular, está situado no centro da fibra e sua presença ao longo do cabelo, geralmente, é descontinua ou até ausente. Parece que as células que a compõem rapidamente degeneram, deixando espaço para bolhas de ar. Em humanos, o seu papel ainda é desconhecido, porém, em alguns animais, esta estrutura alveolar parece possuir um papel essencial na termoregulação.

Proteínas estruturais do cabelo

As proteínas estruturais presentes na fibra capilar, queratina, elastina, e colágeno, são responsáveis para dar estruturas aos fios de cabelos
Queratina é uma proteína constituída de cerca de quinze aminoácidos, principalmente a cisteina. É uma proteína fibrosa com estrutura tridimensional, micro-filamentos com resistência, elasticidadee impermeabilidade a água.

Estrutura da proteína queratina

É uma proteína fibrilar, são fibras elásticas enoveladas que junto com o colágeno, faz uma ligação de apoio a proteína, que é essencial, para manter a pele e os cabelos saudáveis.

Colágeno

Nos cabelos funcionam como um conectivo, unindo as células que dão forma ao cabelo, proporciona elasticidade e da resistência aos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.