quarta-feira, 18 de março de 2015

Aminoácidos
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre eles de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas as partes se ligam a ele), e um radical característico de cada aminoácido. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fábricados pelo próprio organismo.

Os Grupos de Aminoácidos
Existem dois grupos básicos de aminoácidos, aqueles que o corpo humano não pode sintetizar, isto é, produzir, e outro grupo para os aminoácidos que o organismo é capaz de produzir.

Aminoácidos Essenciais
Esses aminoácidos são chamados de essenciais porque são indispensáveis pelo organismo. O corpo não consegue sintetizá-los, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. Há nove elementos nesse grupo. São eles: Histidina- Isoleucina- Leucina- Lisina- Metionina-  Fenilananina- Treonina-  Triptofano e Valina.

Aminoácidos Não-essenciais
Os aminoácidos desse grupo podem ser sintetizados pelo organismo em situações normais, ou seja, se o indivíduo estiver saudável, não estando acometido por doenças. Os elementos desse grupo são: Alanina- Arginina- Asparagina- Ácido Aspártico- Cisteína- Ácido Glutâmico- Glutamina- Glicina; Prolina- Serina e Tirosina.
Como dito, esses aminoácidos podem ser produzidos pelo corpo em situações normais. Entretanto, em casos como de doenças graves, o corpo pode não ser capaz de produzir alguns desses aminoácidos, o que leva a dividir o grupo de aminoácidos não-essenciais em dois grupos: o dos condicionalmente indispensáveis e o dos verdadeiramente dispensáveis.

Condicionalmente indispensáveis
No caso de algumas patologias e problemas fisiológicos, a produção dos seguintes aminoácidos pode acabar ficando prejudicada, sendo necessário ingeri-los a partir da alimentação: Arginina- Cisteína- Glutamina- Glicina- Prolina- Tirosina.

Verdadeiramente dispensáveis
São os aminoácidos que o corpo consegue produzir sem problemas, independente da situação. São eles: Alanina- Asparagina- Ácido Aspártico- Ácido Glutâmico- Serina.

As fontes de Aminoácidos
As boas fontes de aminoácidos são as boas fontes de proteínas. Isso inclui tanto os alimentos de origem animal (carne vermelha, de porco, de aves, ovos, leite, lacticínios) quanto os alimentos de origem vegetal (leguminosas como o feijão, lentilha e tremoço, cereais como o arroz, a quinoa, a aveia, além de frutas apesar do teor reduzido e hortaliças).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.