quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ligações do cabelo

Ligações do cabelo:

 As Ligações Hidrogênicas servem como imã que mantém unidas as longas cadeias polipeptídicas fibrosas. A ligação entre essas cadeias se dá através de uma molécula de água; Quando os fios de cabelo são molhados as ligações de hidrogênio presentes se quebram (o cabelo perde o volume e fica mais liso). Ao secarem estas ligações são novamente formadas;

Ligações do cabelo Ligações Salínicas:

Intermediam as ligações cistínicas e hidrogênicas. As ligações salínicas são formadas pela presença de cargas positivas e negativas nas cadeias polipeptídicas (cargas de sinais opostos se atraem). As ligações salinas possuem força intermediária. As ligações salinas são quebradas pela água, pH ácido e calor. São mantidas até a próxima lavagem do cabelo.

Ligações do cabelo As Ligações Cistínicas:

(Enxofre) funcionam como uma espécie de cola ou argamassa que confere força e sustentação à cadeia polipeptídica; As ligações cistínicas são quebradas através de produtos alcalinos (>8). Repetidas lavagens com xampus levemente alcalinos prejudicarão o cabelo, pois quebrarão cada vez mais ligações dissulfeto, resultando em fios com mais de uma ponta.


*Química que altera a estrutura do cabelo Não existe nenhuma maneira de alterar a estrutura do fio sem alterar o pH, alterar os pigmentos naturais ou mesmo alterar as pontes de ligação da fibra capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.