terça-feira, 15 de abril de 2014

Porque o sal dos shampoos tem mais importância que o PH?

Porque o sal dos shampoos tem mais importância que o PH?
 O PH dos produtos cosméticos é assunto desconhecido para muitos profissionais da beleza. No mercado atual, o assunto mais comum é o sal do shampoo (que é uma bobeira) acabaram e acabam ainda, tendo uma importância maior que o pH o que não deveria. Para o consumidor torna-se difícil entender este mundo, onde informações são geradas de forma rápida por pessoas de conhecimentos variados.
Qual a importância do pH na formula?
O pH é a sigla para potencial hidrogeniônico, uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14. Onde quanto mais próximo de zero maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior alcalinidade. O pH 7.0 é neutro não sendo nem acido, nem alcalino.
Qual a importância do sal na formula?
Todos os shampoos contem sal em sua formulação, como a maioria dos shampos disponíveis no mercado. Este sal é usado em concentrações muito baixas, apenas para dar consistência ao produto e pode ser identificado no rotulo como cloreto de sódio. O principal ingrediente de um  shampoo tem nome complicado: é o lauril sulfato de sódio. Ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção de qualquer  um deles acontece uma reação química que resulta em (cloreto de sódio) ou seja o nosso sal! Por isso podemos dizer que todos os shampoos contém sal, mesmo os que anunciam “sem sal” em seus rótulos. A única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao shampoo, mas que foi gerado por uma reação química.
Shampoo com sal estraga os cabelos? Deixando os secos!
A resposta é não! Impossível! O cloreto de sódio não é o responsável por cabelos secos, ou estragados. Mas sim com o que a pessoa faz de errado com seus cabelos. Como tratamentos químicos como: alisantes, descolorantes, tonalizantes, permanentes, tratamentos térmicos como chapinhas, secador de cabelos, baby liss . somados aos cosméticos de má qualidade, como shampoos formulados sem ativos que possam repor a estrutura natural dos fios, como os aminoácidos,  e que acabam  sendo desestruturados e perdem suas características originais de flexibilidade, brilho, sedosidade, e maleabilidade, etc.
O pH substitui o sal?

Como o pH não é uma matéria prima, e sim uma medida de acidez ou alcalinidade de uma formula, não tem nenhuma comparação com o cloreto de sódio, que é um eletrólito doador de viscosidade e consistência aos shampoos.